25 setembro 2011

A cultura segundo Anthony Giddens

"Quando, em conversas quotidianas, usamos a palavra «cultura», pensamos muitas vezes nela como se representasse as ««coisas mais elevadas do espírito» - a arte, a literatura, a música e a pintura. Quando os sociólogos usam o termo, incluem também essas actividades, mas muitas outras coisas mais. A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos pertencentes a essa sociedade; inclui o modo como se vestem, as suas formas de casamento e de família, os seus padrões de trabalho, cerimónias religiosas e actividades de lazer.
[...]
A cultura de uma sociedade engloba tanto os aspectos intangíveis - as crenças, as ideias e os valores que constituem o teor da cultura - como os aspectos tangíveis - os objectos, os símbolos ou a tecnologia que representam esse conteúdo." (Anthony Giddens, Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007 - 5ª edição, p. 22) 

1 comentário:

  1. A cultura dum povo, engloba a vida quotidiana desse mesmo povo, a alimentação, a dança, o vestuário, as formas de vida, são de factores que concorrem para a cultura de um povo, podemos ainda incluir a língua, ou, a forma de expressão verbal

    ResponderEliminar