24 outubro 2011

Apontamentos sobre o conceito de xenofobia (1)

A xenofobia é a aversão ou medo perante tudo o que é diferente, estrangeiro ou estranho para o indivíduo.
A palavra xenofobia deriva da junção de dois termos: xeno + fobia. A palavra xeno provém da palavra grega ‘Xenos’, que significa estranho. ‘Fobia’ designa o medo patológico, aversão impossível de conter.
Como qualquer fobia, a xenofobia pode existir em diferentes intensidades, podendo ter a forma de uma doença psicológica, ou seja, um distúrbio psiquiátrico, relativo ao medo excessivo e descontrolado de tudo o que é diferente ou desconhecido.
A xenofobia pode manifestar-se como medo face a um desconhecido ou perante alguém com uma cultura ou raça diferentes. Esse medo manifesta-se no indivíduo sob a forma de actos discriminatórios, intolerância ou ódio, gerando preconceitos e atos violentos, como acontece por exemplo o racismo e o anti-semitismo. Porém, nem todos os preconceitos são causados pela xenofobia. É um termo utilizado, num sentido mais amplo, referindo-se a qualquer forma de preconceito.
O ser humano possui naturalmente xenofobia ao que é bizarro ou nunca visto por este, como fenómenos sobrenaturais ou extraterrestres, mas tal como todas as formas de xenofobia, tudo depende do indivíduo, da sua cultura e forma de pensar. A xenofobia está relacionada com um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja, tem uma base irracional e, por isso, escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio, o que explica o facto de uma pessoa com atitudes xenófobas não ser capaz de nos dar um argumento válido no contexto da realidade que corrobore as suas atitudes perante um certo individuo diferente.
(enviado como apontamento duma aula por Helen Moser - 1º TBS)

Sem comentários:

Enviar um comentário