22 outubro 2011

Cultura material e cultura não material

"A vida dos seres humanos é escandida por hábitos, modelos, conhecimentos, mas também por artefactos e instrumentos de trabalho, graças aos quais eles edificam o seu mundo. A cultura compreende, de facto, todas as atividades humanas, cognoscitivas, afetivas e conativas (que dizem respeito ao agir em sentido estrito) e produtos a ela ligados. [...]
A cultura designa assim quer produtos físicos (monumentos, objetos particulares, troncos totémicos, livros, casas, etc.), quer outras realidades que poderemos definir como ideais (valores, crenças, linguagens, sistemas políticos, etc.). Para sublinhar a presença de ambas as dimensões, os sociólogos preferem atualmente falar de cultura material e de cultura não material, entendendo com o primeiro termo todos os elementos palpáveis (artefactos, utensílios, habitações, etc.) e, no segundo caso, os conhecimentos, os elementos axiológicos, normativos, etc. Mais uma vez, a distinção é apenas conceptual, pois as dimensões materiais são, na realidade, estreitamente dependentes das não materiais, e vice-versa." (Lucia DEMARTIS, Compêndio de Sociologia, Lisboa, Edições 70, pp. 36-37)

Esta distinção entre elementos materiais e elementos não materiais também pode ser feita recorrendo à oposição tangível/intangível para distinguirmos o que é material, isto é, tangível, e o que é não material, isto é, intangível.

1 comentário: