21 abril 2013

A comunicação na organização pressupõe um colaborador crítico

"Dar primazia ao processo comunicacional, que pressupõe fluxos informativos descendentes, horizontais e ascendentes, é, antes de mais, considerar os colaboradores da organização não como meros receptores passivos, mas como actores e protagonistas de um projecto social comum, partilhado por todos os seus intervenientes. Estamos, implicitamente, a referir-nos ao conceito de pessoa, o qual implica ver cada membro da organização não como um indivíduo passivo e amorfo, mas como um ser humano, activo e reflexivo; o mesmo é dizer uma pessoa que tem necessidade de ouvir e de ser ouvida." (Fernando Nogueira DIAS, Sistemas de comunicação de cultura e de conhecimento, p. 178)
Para o tema 1.3 - A comunicação e a construção do indivíduo 

Contudo, nem sempre o processo comunicacional se desenvolve da melhor maneira; também pode ser um foco de instabilidade e de propagação de fatores negativos. Porém, a comunicação e o seu exercício continuado no seio duma organização constituirão sempre o espaço indispensável para o surgimento das soluções, nomeadamente, para a ultrapassagem dos constrangimentos que dificultam o bom e sadio desenvolvimento dos ambientes organizacionais, seja numa empresa, numa escola, ou na administração pública.

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